Colóquio internacional Educação e Justiça Social

Curitiba, 6 a 9 de maio de 2014

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

(Núcleo de Direitos Humanos, Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Ciências Sociais)

Universidade Nova de Lisboa, FCSH

(CesNova, Centro de estudos de Sociologia)

Université de Fribourg

(Chaire Francophone de Travail Social et Politiques Sociales)

Programação

PROGRAMAÇÃO GERAL – PDF

1.1      TERÇA-FEIRA, DIA 06/05/2014

Terça-feira, dia 06/05/2014

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

15h às18h

Minicurso

Desigualdades no Ensino Superior: Questão de Método

Casimiro Balsa – Universidade Nova de Lisboa – Portugal

Auditório Thomas Morus – 2º andar Escola de Educação e Humanidades (Bloco amarelo)

14h às 18h

Registro e acolhimento dos participantes

Saguão da Escola de Educação e Humanidades (Bloco amarelo)

18h30

Sessão de Abertura

Waldemiro Gremski, Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Paula Cristina Trevilatto, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação – PUCPR

Kleber Bez Birolo Candiotto, Decano da Escola de Educação e Humanidades – PUCPR

Maria Elizabeth Blanc Miguel, Coordenadora do PPGE/PUCPR

Casimiro Balsa – Coordenador Universidade Nova de Lisboa/CesNova

Lindomar Wessler Boneti – Coordenador Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Marc-Henry Soulet – Coordenador Universidade de Fribourg – Suiça

TUCA – Bloco 2 (Azul) – Escola Politécnica

19h às 22h

Conferências de abertura

 Justice et Justesse de l´action publique: enjeu d´échelle ou conflit de príncipes

Marc-Henry Soulet – Universidade de Fribourg  – Suiça

Pluridimensionalidade da Justiça e Educação

Carlos V. Estêvão – Universidade do Minho – Portugal

Mediação: Casimiro Balsa – Universidade Nova de Lisboa

TUCA – Bloco 2 (Azul) – Escola Politécnica

 

1.2      QUARTA-FEIRA, DIA 07/05/2014

Quarta-feira, dia 07/05/2014

8h30 às 10h15 Grupos de Trabalhos

Intervalo

10:30 – 12:30 h

Conferências

Local

TEMA EM DEBATE 01: EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL 

A Educação: O Imperativo Ético de um Mundo Justo

Vivianne Chatel – Université de Fribourg – Suiça

 

Producción de Conocimientos em política educativa, epistemologia y justicia social

César Tello  – Universidad Três de Febrero – Argentina

 

Oportunidades Versus Resultados: Os Paradoxos das Políticas de Capacitação em Prol da Justiça Social

Cristina Albuquerque – Universidade de Coimbra – Portugal

Mediação: Peri Mesquida – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Auditório Tristão de Ataíde – Térreo – Escola de Educação e Humanidades (Bloco amarelo)

14h às 16h

Grupos de Trabalhos

Intervalo

16:15 às 18:30 h

Conferências

Local

TEMA EM DEBATE 02: PROMOÇÃO E PEDAGOGIA DA JUSTIÇA SOCIAL FACE AS DESIGUALDADES

Préalable réflexifs à tout usage de la notion d´inégalité

Michel Messu – Université de Nantes – França

 

A Educação Inclusiva e Emancipatória frente às demandas da sociedade contemporânea

Valdo Cavallet –  Universidade Federal do Paraná

 

– A Pobreza como Questão de Política: Programas de Transferência Monetária na América Latina.

Samira Kauchakje- Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mediação: Nizan Pereira AlmeidaUniversidade Federal do Paraná

 

Auditório Tristão de Ataíde – Térreo – Escola de Educação e Humanidades (Bloco amarelo)

 

1.3      QUINTA FEIRA E SEXTA FEIRA, DIA 08/05/2014 E 09/05/2014

Quinta feira, dia 08/05/2014

8h30 às 10h15 Grupos de Trabalhos

Intervalo

10:45 às 12:30 h

Conferências

Local

TEMA EM DEBATE 03: AÇÃO PÚBLICA E  NOVAS LUTAS SOCIAIS

 

Lutas Sociais para uma Inclusão Sócio-Étnica-Racial

Ilse Sherer-Warreen – Universidade Federal de Santa Catarina

 Agentes Insurgentes e os Fundamentos Teóricos da Ação Pública no Brasil

Lindomar Wessler Boneti  – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

 “Inclusão”, Precariedade e Autoridade

Pedro Rodolfo Bodê de Moraes – Universidade Federal do Paraná

Mediação: Maria Lourdes Gisi – Pontifícia Universidade Católica do Paraná 

Auditório Tristão de Ataíde – Térreo – Escola de Educação e Humanidades (Bloco amarelo)

14h às 16h

Grupos de Trabalhos

Intervalo

16:30 às 18:30 h

TEMA EM DEBATE 04: ESTADO E PRÁTICAS INOVADORAS 

 

E- Governo e Cidadania: A Disponibilização de Informações como uma Prática Política Inovadora

Gilmar Bedin – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Justiça e Direitos Humanos no Paraná

Maria Tereza Uille Gomes – Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Estado do Paraná

Práticas Inovadoras e Justiça Social na Educação Básica no Brasil: contribuições do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR)

Romilda Teodora Ens – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mediação: Ana Maria Eyng – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Auditório Tristão de Ataíde – Térreo – Escola de Educação e Humanidades (Bloco amarelo)

Intervalo

19:00 às 21:30 h

Conferência de Encerramento

Local

 

Le rapport entre l´Education Scolaire et la Justice Chez les Jeunes D’aujourd’hui

Guy Bajoit – Professor Emérito da Universidade Católica de  Louvain

Manifestações de Rua, Educação e Justiça Social

Maria da Glória Gohn – Universidade de Campinas

Mediação: Vivianne Chatel – Universidade de Fribourg – Suiça

Auditório Tristão de Ataíde – Térreo – Escola de Educação e Humanidades (Bloco amarelo)

21:30 h.

Palavras de Encerramento

Sexta- feira, dia 09/05/2014

Visitação programada opcional (informações e inscrições pessoalmente na secretaria do Colóquio).

 

RELAÇÃO DE MINICURSOS

 

NOME

INSTITUIÇÃO

MINICURSO

LÍNGUA DE TRABALHO

DIA/ HORÁRIO

Casimiro Balsa

Universidade Nova de Lisboa – Portugal

Desigualdades no Ensino Superior: Questão de Método

Terça-feira, 06/05/2014.  Horário: 15h às18h.

  

PROGRAMAÇÃO – SESSÃO DE GRUPOS DE COMUNICAÇÃO

  

1.4      DIA 07/05/2014 – QUARTA FEIRA

1.4.1      Tema 1 – Educação e Justiça Social – 07/05

Horário: 8h30 – 10h30 Local: Auditório Thomas Morus

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

1

Adriana Camila Machado da Rocha; Flávia Brito Dias

PUCPR/Col. Medianeira

adri2dri@hotmail.com

Educação e políticas sociais: os entrelaces e desafios.

 

2

Adriana Francelina Pinto Moreira; MatheusCross Bier; Nsimba Timoteo Silva Manoel; Janice Strivieri Souza Moreira

PUCPR

nsimba.timoteo@hotmail.com

Permanência das crianças nascidas no contexto prisional de suas mães

 

3

Adriane de Lima Penteado

UTFPR/PUCPR

adriane.penteado@gmail.com

Pressupostos da profissionalidade docente como base para a garantia do direito à educação básica de qualidade social

 

4

Agnes Cruz de Souza; Maria Teresa Micely Kerbauy

UNESP

agnesouza@yahoo.com.br

A legislação curricular da sociologia e o exame nacional do ensino médio (ENEM)

5

Alexandre Godoy Dotta; Antônio Carlos Luciano

PUCPR, UniBrasil

godoydotta@icloud.com

A atuação da suprema corte brasileira e os avanços relativos a proteção, a promoção e o exercício do direito à educação

6

Alice Tapias Bergamaschi Bonates

PUCPR

alicebbonates@gmail.com

A atuação do estado na promoção de políticas públicas para adolescentes egressos de acolhimento institucional ao completarem a maioridade

7

Aline do Rocio Neves; Diana Moreira de Jesus; Ingrid de Souza Oliveira Portugal

PUCPR

alineneves_000@yahoo.com.br

Ensino superior: reprodução das desigualdades e justiça social

8

Aluisio de Almeida Andriolli

UNESPAR/FAP

estagiofap@gmail.com

Fundamentos sociológicos da educação: “The prime of Miss Jean Brodie”, um filme com questões éticas sobre o papel do professor.

9

Ana Elisa da Costa Moreira

UEL

ana_elisa_cm@yahoo.com.br

Concepções dos professores dos anos iniciais sobre o ensino: promoção de justiça ou exclusão social

   Horário: 8h30 – 10h30 Local: SALA DE PROJEÇÃO I – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

11

Ana Maria Eyng; Cloves Antonio de Amissis Amorim

PUCPR

clovesamorim@hotmail.com

Convivência e convivência nas escolas: percepções juvenis em diálogo com políticas de educação e juventude.

12

Ana Maria Eyng; Maria Lourdes do Prado Kruger D’Almeida

PUCPR

maluprado@onda.com.br

Justiça e justiça na escola: percepções juvenis em diálogo com políticas de educação e juventude

13

Ana Maria Eyng; Thais Pacievitch

PUCPR

eyng.anamaria@gmail.com

Direitos humanos e direitos humanos na escola: percepções juvenis em diálogo com políticas de educação e juventude

14

Ana Paula Antunes Novaes Cavalcanti; Juliane Leandro Faresin

FIS-Pernambuco

anapaulacavalcanti.fis@gmail.com

Obstáculos econômicos a efetivação do direito à educação

15

Ana Paula Antunes Novaes Cavalcanti; Juliane Leandro Faresin

Professora

anapaulacavalcanti.fis@gmail.com

O saber e a prática docente

16

Ana Paula de Moraes de Siqueira

PUCPR

ana-paula.moraes@hotmail.com

Educação em Direitos Humanos e a Formação Continuada PDE-PR

17

Ana Silvia Juliatto Bordini; Valquiria Elita Renk

PUCPR

juliatto.bordini@pucpr.br

PROUNI – Programa Universidade para Todos  uma avaliação 10 anos depois.

18

Andreliza Cristina de Souza; Mary Ângela Teixeira Brandalise

UFSCAR/UEPG

andrelizacsouza@gmail.com

As políticas afirmativas e a promoção da justiça social: uma questão em debate

   Horário: 14:00  – 16:00 h Local: Auditório Thomas Morus

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

19

Angelita Soares Ribeiro; Denise Marcos Bussoletti

IFSul/CaVG; UFPel/PPGE

sr-angelita@hotmail.com

Os alunos internos do CAVG/IFSUL: memória, rastro e narrativa

20

Arthur Vianna Ferreira

FCC-SP; UCB-RJ

arthur.vf@gmail.com

Desigualdades, representações e políticas de inclusão educacional no Brasil.

21

Bruna Cruz de Anhaia

UFRGS

bruna.anhaia@ufrgs.br

A nova “Lei de cotas” no ensino superior brasileiro: reflexões sobre a política e as universidades

22

Cauê Krüger; Hilton Costa

PUCPR; UFPR

caue_kruger@yahoo.com.br

À sombra da Baviera: notas  para se pensar as políticas afirmativas no ensino superior brasileiro

23

Claudia Bragança Pedro

UTFPR

claudiabpedro@gmail.com

Democratização das condições de permanência na UTFPR – Guarapuava/PR:  Um estudo sob a ótica dos beneficiários do Programa de Auxílio Estudantil.

24

Cloves Amorim; Ana Maria Moser; Terry Kelly Tadokoro

PUC PR

tklbrasil@hotmail.com

O desenvolvimento moral e a prática do bullying

25

Cris Ellen Zampier; Juliano Vinicius Netto; Carlos Henrique Santos

UCP Pitanga PR

crisellenzampier@hotmail.com

O direito à educação básica das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no contexto da legislação brasileira

26

Dalton Gean Perovamo; Douglas Sabatini Dabul

PM-PR

dgperovano@yahoo.com.br

A mediação de conflitos como proposta de trabalho aplicada às unidades de ensino estaduais pela patrulha escolar comunitário

27

Daniele Graciane de Souza

Aluna de Pós-Graduação

dani_acaosocial@hotmail.com

A contribuição da política de permanência para formação do aluno da Universidade Federal do Paraná

   Horário: 14:00  – 16:00 h Local: SALA DE PROJEÇÃO I – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

28

Eduardo José Fernandes Nunes; Maria Raidalva Nery Barreto; Marcos César Guimarães dos Santos; Lilian Almeida dos Santos

UNEB

raibarreto@gmail.com

Educação e justiça social: a pesquisa do Observatório Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal – Bahia (OBEJA-BA)

29

Elane Kreile Manhães; Gerson Tavares do Carmo; Alessandra Maria Custódio da Silva; Laís Rodrigues Ferreira

UENF/IFF

ekreilem@gmail.com

A sala de aula e as relações de poder e saber presentes na linguagem: as representações sociais de alunos do PROEJA sobre a leitura

30

Elisângela de Souza

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

lisdapaz@hotmail.com

Negros nas Universidades considerando as leis para reserva de vagas

31

Elson Rogério Bastos Pereira; Maria de Lourdes Pinto de Almeida; Susana Pires UNIPLAC elsonbpereira@gmail.com Políticas públicas, estado e gestão escolar no Brasil: compassos e descompassos

32

Erika Ferreira Floriano; Cezar Bueno de Lima

PUCPR

erika.floriano@gmail.com

Direitos Humanos sob a perspectiva dos estudantes universitários da PUCPR que participam dos Movimentos Sociais

33

Everton Marcos Batistella; Solange Fernandes Barrozo Debortoli

UTFPR

solangebdebortoli@hotmail.com

Arena de contradições: luta pela efetivação da educação do campo em espaços governamentais

34

Fabio Luiz Selvo do Nascimento; Flávia Roberta Fernandes

PUCPR

fahlu@hotmail.com

A universidade e seu papel social

35

Flavio Valentim Oliveira

UFPA

flavalol@yahoo.com.br

Por uma filologia política: educação e justiça em Nietzsche

36

Frederico Matos Alves Cabral; Denise Catarina Dias Mané

UFRGS

ico772000@yahoo.com.br

A Educação e o Ensino Superior na Guiné-Bissau: A falta de uma universidade pública.

 

1.4.2     Tema 2 – Promoção e Pedagogia da Justiça Social Face às Desigualdades – 07/05

 Horário: 8h30 – 10h30 Local: Auditório Tristão de Ataíde

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

1

Adenilson de Andrade Argolo;

Naiara Santana Souza

UNEB

adenilson.argolo@hotmail.com

O papel da universidade no combate as desigualdade sociais: uma experiência no projeto Vivências III da UNEB Campus XV – Valença/BA

2

Altieres Edemar Frei;

Glacielli Thaiz Souza de Oliveira; Vanessa Tauscheck; Eliete Rosa de Oliveira Guimarães;

Diego Fernando Zadra;

Deby Caroline Eidam de Almeida; Rudinei Nicola

Grupo Marista

propulsao@solmarista.org.br

Propulsão – ressonâncias e reflexões sobre a invenção de uma proposta de atendimento em reinserção social para adolescentes que estão ou estiveram em tratamento por conta do uso abuso de álcool e outras drogas

3

Ana Lúcia da Silva

FAFIMAN/ FAFIJAN

alsilva74@hotmail.com

Diálogos culturais, construindo caminhos para uma educação multicultural: a história do Paraná, a história e a cultura afrobrasileira a partir da mídia

4

Ana Lúcia Langner; André Martin de Oliveira Franco; Cristiane Regina Arns de Oliveira;

 Fernando Arns

UTP; UEL; PUCPR; UFSC

Universidade e meio prisional: um diálogo possível?

5

Angélica de Santana Rocha

UNIMONTES

angelica.srocha@hotmail.com

CRAS volante enquanto estratégia de enfrentamento à questão social

6

Arnaldo Oliveira Rodrigues

UNIMONTES – MG

arnaldo-psi@hotmail.com

Desenvolvimento socioespacial e justiça social: notas sobre o bairro Cidade Conferência Cristo Rei, Montes Claros- MG

7

Arnaldo Oliveira Rodrigues

UNIMONTES – MG

arnaldo-psi@hotmail.com

Representações sociais e estigma no “feijão semeado”, Montes Claros – MG

8

Bernadete Franco Grilo Machado;

Lindomar Wessler Boneti

UNESPAR-FAP/PUCPR

berfgm@hotmail.com

Processos socioeducativos na contemporaneidade: especificidades e desafios

   Horário: 8h30 – 10h30 Local: SALA A-22 – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

9

Camila Jansen de Mello de Santana

UEPG

camilajsantana@gmail.com

A desigualdade do acesso à educação: o embate de discursos epistolares entre a população trabalhadora brasileira e o Estado Novo (1937-1945)

10

Cátia Corrêa Michalovicz

PUCPR

pgcatia@hotmail.com

Divisão do trabalho na escola: desigualdades escolares e sociais

11

Cleide Batista Silveira Fernandes; Felipe Gabriel Motin

OPET; PUCPR

Cleide.fernandes@grupomarista.org.br

Projeto de educação mamãe-bebê na penitenciária feminina do Paraná: um relato de experiência

12

Clélia Peretti

PUCPR

cpkperetti@gmail.com

Por uma fundamentação teológica dos direitos humanos: conexão real e operante de fé e justiça.

13

Cristiane França Turnes

UFPR/PUCPR

Grupo Operativo para educação de filhos; uma proposta para o Centro de Referência de Ação Social – CRAS

14

Cristina Rolim Chyczy Bruno;

Regiane Bergamo

PUCPR

crisrol@terra.com.br

Formação Docente no Curso de Pedagogia a Distância: uma prática democrática

15

Daiele Flores Ribeiro; Marlene Schüssler D’Aroz

SEED; UFPR

daieleflores26@gmail.com

As implicações da violência na percepção de professores do ensino fundamental

16

Daniel de Mello Massimino;

Alissa Floriani

Universidade Católica de Santa Catarina

danielmello@catolicasc.org.br

Dignidade humana, igualdade e efetividade da prestação jurisdicional ao surdo

   Horário: 14:00 – 16:00 h Local: Auditório Tristão de Ataíde

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

17

Eliany Koehler de Ávila;

Elisangela Aparecida Zampieri Panisson; Jeane Aparecida Amarante de Liz Hugen Souza

UNIPLAC

elizampieri@hotmail.com

(In)competentes ou Competentes? Complexidade e implicações do currículo orientado por competências na inclusão social da pessoa com deficiência intelectual.

18

Elisangela Aparecida Zampieri Panisson; Vera Regina Roesler

UNIPLAC

elizampieri@hotmail.com

Da formação do professor à formação do aluno com deficiência intelectual: histórias de vida

19

Enio Waldir da Silva

UNIJUI

eniowsil@unijui.edu.br

Educação para a solidariedade e a dignidade no movimento de economia solidária

20

Fábio Vieira Peixoto

PUCPR

fabiopeixoto.puc@gmail.com

Desigualdade Social no Pensamento Sociológico brasileiro

21

Felipe Gabriel Motin

PUCPR

felipe.gabriel@pucpr.br

Educação musical no ambiente carcerário

22

Glacielli Thais de Souza Oliveira; Gabriela Silva Marchioro

Grupo Marista

gabi.marchioro@gmail.com

A importância do profissional de serviço social na área educacional no Brasil

23

Humberto Silvano Herrera Contreras

UCSF- Argentina

  htochile19@hotmail.com

Educabilidad y justicia social: condiciones sociales y pedagógicas para el aprendizaje escolar

24

Ilda Lopes Witiuk;

Jaci de Fátima Souza Candiotto

PUCPR

ilda.witiuk@pucpr.br

Gravidez na adolescência: uma discussão de gênero e direitos humanos

 

1.4.3     Tema 3 – Ação Pública e Novas Lutas Sociais – 07/05

 Horário: 8h30  – 10:15 Local: Auditório Maria Montessori

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

1

Cezar Bueno de Lima; Augusto T. B. Stein

PUCPR

augusto-stein@bol.com.br

Globalização, direitos e políticas públicas juvenis na Cidade de Curitiba – PR

2

Cleber Fernando Gomes

Unicamp

clebergom@hotmail.com

Música da Bahia: do carnaval a crítica social

3

Desiré Luciane dominschek Lima; Ligia Lobo Assis; Marinice Natal

Unicamp/Uninter;

  desiredominschek@hotmail.com

Contexto de formação e inserção profissional de professores no Curso Normal: a proposta pedagógica nas escolas de Curitiba-PR, suas condicionantes e perspectivas

4

Elson Rogério Bastos Pereira

Estudante

elsonbpereira@gmail.com

Políticas Públicas, Estado e Gestão Escolar no Brasil: compassos e descompassos

5

Estela Maris Camargo Bernardelli; Mareli Eliane Graupe

UDESC

a4emc@cav.udesc.br

Educação superior, processos de ensino e aprendizagem e políticas de atenção ao estudante universitário no âmbito da saúde mental

6

Gabriel de Siqueira Gil

PUCPR

gabriel.sgil@hotmail.com

Educação Patrimonial no Ensino de Sociologia: lugar de estranhamento e desnaturalização da identidade cultural sociológica

   Horário: 14:00 h – 16:00 h Local: Auditório Maria Montessori

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

7

Ivana Aparecida Weissbach Moreira

UTFPR

ivanawmoreira@hotmail.com

A polêmica discussão da inimputabilidade penal no Brasil: direitos humanos e justiça social para quêm?

8

Jéssica Mayara de Melo Carvalho

UNIFESP

jemmelo@live.com

Sufrágio feminino na Argentina: O debate de uma conquista

9

Jolinda de Moraes Alves; Lorena Ferreira Portes

UEL

lorenafportes@gmail.com

Os limites e possibilidades da Educação: entre a emancipação política e a emancipação humana

10

Jose da Cruz Bispo de Miranda; Jeovana Maria de Sousa Silva

UESPI

nupecso.uespi@gmail.com

A (in)disciplina e a luta social na escola

11

Letícia Pereira de Sousa; Écio Antônio Portes

UFSJ

pedagogaleticia@gmail.com

Estudantes pretos na universidade federal de São João Del-Rei:  ação afirmativa em debate

12

Letícia Zamprônio Salum

UEL

lesalum@hotmail.com

Descentralização e reprodução das desigualdades: um debate acerca da influência dos objetivos da educação para todos da UNESCO no sistema educacional brasileiro.

13

Liliana Cotinho de Assis; Claudia Regina Baukat Silveira Moreira

UP/UFPR

lcdeassis@hotmail.com

A educação infantil como direito: um estudo de caso em Curitiba(PR)

 

1.4.4     Tema 4 – Estado e Práticas Inovadoras – 07/05

 Horário: 8h30  – 10h15 Local: Auditório Sobral Pinto – Segundo andar

 

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

1

Alfredo Rocha Barbosa

UFSCar

historiaalfredo@gmail.com

História e cultura da África e afro-brasileira vs currículo do estado de São Paulo e as práticas educativas dos professores

2

Ana Cristina Fabianovicz

SEED/PR

anacastex@ibest.com.br

A Justiça Restaurativa como possibilidade de democratização do atendimento à juventude em conflito com a lei

3

Ana Paula de Souza Formighieri; Delir Freitas Rogowski

SEED; SEJU;UNIOESTE

anapformighieri@hotmail.com

Relato de experiência na penitenciária estadual de Cascavel: reflexões sobre a educação de jovens e adultos em unidade penal

4

Angela Maria de Sousa Lima; Angélica Lyra de Araujo; Américo Grisotto; Margarida de Cássia Campos

UEL; UNESP; FLCAR

angellamaria@uel.br; lyradearaujo@hotmail.com; grisotto@uel.br; mcassiacampos@hotmail.com

As juventudes do campo e as desigualdades socioeducacionais: práticas de políticas públicas inovadoras de fomento aos diálogos universidade/educação básica, por meio do projeto novos talentos ciências humanas/UEL

5

Angélica Lima da Silva; André Pires

PUCPR

angelicalim@ig.com.br

Percepções das mães sobre a educação de seus filhos e a participação no Programa Bolsa Família

6

Daniel Soczek; Daniel Vieira da Silva

UNINTER

danielsoczek@terra.com.br

Políticas Educacionais e Justiça Social: reflexões sobre o PDE

7

Débora Aparecida Rosa Reichert; Marli Souza Coscodai

PUCPR

debora.reichert@pucpr.br

Políticas educacionais e processos formativos da escola do campo Fazenda Boa Vista

   Horário: 8h30 – 10h15 Local: SALA DE MÍDIAS

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

19

Maria de Loures Pinto de Almeida; Susana da Silva Pires de Liz; Elson Rogério Bastos Pereira

UNIPLAC

malu04@gmail.com

Políticas publicas, Estado e gestão escolar no Brasil: compassos e descompassos

9

Ediana Maria Noatto Beladelli; Cristiane Maccari Somacal; Maria Consoladora Parisotto Oro

UNIOESTE; CTESOP; CTESOP

lithy@uol.com.br

Considerações sobre o processo de expansão da  Educação Superior Brasileira e sua função social a partir da década de 1990

10

Everton Marco Batistela; Mariza Rotta; Solange Fernandes Barrozo Debortoli

UTFPR

PUCPR

UTFPR

em.batistela@hotmail.com; mzrotta@gmail.com; solangebdebortoli@hotmail.com

Educação e mercado na teoria de Guerreiro Ramos: questionando a política atual de educação do campo

11

Fabíola Letícia Sommer Terezo; Maria de Lourdes Pinto de Almeida

UNIPLAC – SC

fabiterezo@hotmail.com

Políticas públicas, Estado e História: na (des) valorização do museu enquanto instituição de educação.

13

Francine de Oliveira Kerkhoff;  José Antunes de Souza Pomiecinski

UNIPLAC – SC

mdjasp@gmail.com

O ensino religioso: uma reflexão sobre a prática na escola de educação básica Santa Teresinha – particular / confessional e estadual desde 1933.

14

Ingrid de Souza Oliveira Portugal, Evelise Zampier da Silva e Samira Kauchakje

PUCPR

portugal.ingrid@gmail.com

Modelagem e difusão de Políticas para redução da pobreza na América latina

   Horário: 14:00 – 16:0 h Local: Auditório Sobral Pinto

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

14

Izabella Barison Matos; Alcindo Antônio Ferla; Jair Matias da Rosa; Rossana Santos Rocha Mativi; Mariana da Rosa Martins; Julia Campos Galperin

UFRGS

izabmatos@gmail.com

Protagonismo estudantil na produção e apropriação do conhecimento na formação de sanitaristas: Rádio WEB Saúde

15

Joana D Arc Moreira Nolli; Lidiane Rebouça Santos

UEL

joana@dnconectividade.com.br

Os sentidos do discurso da UNESCO: rept/2002, “vai o mundo por um bom caminho?”,  e a realidade da educação no Brasil

16

Luiz Augusto Silva Ventura do Nascimento

UEL

lsventura1@hotmail.com

As ações do estado no combate à redução do ser humano à condição análoga de escravo no Brasil

17

Luiza Helena Dalpiaz

UNOESC

luiza.dalpiaz@unoesc.edu.br

Dispositivo de educação permanente para operadores locais de políticas sociais, em municípios no sul do Brasil: oficina de análise de práticas profissionais

18

Maria Cristina Elias Esper Stival

UTP

crisbruna35@gmail.com

Estado do Paraná e as violências nas escolas (2003-2010): limites e  práticas desafiadoras

8

Denise Akemi Hibarino; Katia Bruginski Mulik

UFPR

dhibarino@gmail.com

Práticas de Língua Inglesa no PIBID-Inglês UFPR: impactos e perspectivas n

a formação inicial e continuada

20

Maria José de Rezende

UEL

mjderezende@gmail.com

Os relatórios da UNESCO de monitoramento das metas Educação para todos e o desenvolvimento humano

1.5      DIA 08/05/2014 – QUINTA FEIRA

1.5.1      Tema 1 – Educação e Justiça Social – 08/05

 Horário: 8h30 – 10h30 Local: Auditório Thomas Morus

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

37

Geisa Melo de Oliveira

TECPUC

geisaoliveira@yahoo.com.br

Sociologia da educação e ensino médio: um estudo acerca das contribuições da sociologia da educação para a conformação de políticas públicas educacionais capazes de promover a redução das desigualdades sociais

38

Gilmara Cristine Back; Eliane de Souza Silva

UTP

eliane.enaile@hotmail.com

Desafios na aprendizagem da educação de jovens e adultos

39

Gisele Rietow Bertotti; Rudimar Gomes Bertotti

PUCPR; UFPR

giselertw@gmail.com

A utilização da leitura na conscientização e combate às desigualdades sociais

40

Graciele Alves Babiuk; Flávia Granzotto Fachini

UFPR; UTFPR

flaviagfachini@gmail.com; gracii.babiuk@gmail.com

Diversidade sexual e violência de gênero na escola: uma reflexão necessária

41

Ivana Aparecida Weissbach Moreira

UTFPR

ivanawmoreira@hotmail.com

A articulação da política de educação e a política socioeducativa no Brasil: uma construção para a justiça social

42

Jade de Barros Dal Bó

UFRGS

jade.barrosdb@gmail.com

Em Busca do Direito à Informação: Por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de ações afirmativas?

43

Joana Paulin Romanowski

PUCPR

joana.romanowski@gmail.com

Comunidades de pesquisa e justiça social

44

José Luis de Oliveira

PUCPR

ctba@yahoo.com.br

Programa Universidade para todos (PROUNI) e a democratização para o ensino superior no Brasil

45

Juliana Battistus Mateus Ferreira

PUCPR

julianabatistus@gmail.com

Por educação de crianças comprometida com a justiça social

   Horário: 8h30 – 10h30 Local: Sala de Projeção I

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

46

Juliana Fonseca de Oliveira Neri; Branca Jurema Ponce

Professores do Ensino superior e demais profissionais

projuliana@yahoo.com.br

Justiça curricular no enfrentamento a violência doméstica contra a criança e o adolescente: possibilidades de orientação para os sistemas escolares

47

Juliane Leandro Faresin; Ana Paula Novaes Cavalcanti

Pós graduação

juliane.fa@terra.com.br

A escola como espaço determinante para a utilização do diálogo como valor de convivência

48

Katherine Finn Zander

UFPR

kat.finn.zander@gmail.com

Judicialização da Política e Ativismo Judicial em Demandas Educacionais

49

Kátia Bruginski Mulik; Karina A. R. F. Couto de Moraes; Bárbara Malcut Felipe

UFPR/SEED-PR; PUCPR/UFPR; UTFPR

katiamulik@yahoo.com.br

Abordagens educacionais na formação cidadã: sobre a noção de sujeito emancipado

50

Kayane Celise Antoniacomi

PUCPR/SMED-Curitiba

kayanecelise@hotmail.com

Acesso e permanência da criança de 0 a 5 anos nas escolas de educação infantil no Brasil

51

Kleber Rodrigo Durat; Roseli Silma Scheffel

UNIOESTE

kdurat@hotmail.com

A assistência estudantil no ensino superior: campo de atuação do assistente social na defesa dos Direitos Humanos.

52

Luane Natalle; Anderson Paulo Scorsato

Grupo Marista

luane.natalle@solmarista.org.br

Infância, adolescência e direitos – a cultura de diagnóstico e planejamento

53

Luciana Bandeira Barcelos

UERJ

lubbarcelosrj@yahoo.com.br

Participação política de associações de apoio à escola, em centros de estudos de jovens e adultos: instrumento para a construção da democracia?

54

Luciano Batista Souza

IBMI

missiodei@ig.com.br

Educação e justiça social: a experiência da formação religiosa da teologia da enxada

   Horário: 8h30 – 10h30 Local: Sala A-24 – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

55

Lucineide Rodrigues Silva; Ivanilda Rocha dos Santos

Estudante

lucineiderodriguesk7@hotmail.com

Direito á educação e obrigatoriedade escolar: será que as escolas estão mesmo incluindo ou apenas cumprindo exigências legais?

56

Luís Fernando Lopes; Rogério Goldoni Silveira

UTP

fernandocater@gmail.com

Pesquisa como principio educativo: instrumento para promoção da justiça social

57

Luiz Síveres

UCB

luiz@ucb.br

A ética como um princípio educativo de justiça social

58

Marciele Stiegler Ribas; Romilda Teodora Ens; Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto.

PUCPR

marci.stiegler.ribas@gmail.com

A justiça social no contexto da educação de jovens e adultos: representações de estudantes

59

Marcos Rohling

UFSC

marcos_roh@yahoo.com.br

Educação e justiça social em Rawls

60

Marcus Paulo Bezerra Silva; Maria Raidalva Nery Barreto

IFBA

raibarreto@gmail.com

Educação e justiça social: uma análise do curso de infraestrutura vinculado ao programa de formação inicial em serviço dos profissionais da educação básica dos sistemas de ensino público (PROFUNCIONÁRIO) realizado pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Bahia (IFBA)

61

Mari Regina Anastacio; Jusie Parreira; Juliana Oliveira Souza; Diego Baptista; Robson costa.

PUCPR

mari.anastacio@pucpr.br

Projeto de extensão universitária: desenvolvendo lideranças transformadoras

62

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla; Jessica Soares Opiechon; Giovana Alves Dos Santos

PUCPR

ceciliapilla@yahoo.com.br

História, escravidão, liberdade e discriminação racial: a sala de aula como espaço para conhecimento e reflexões sobre direitos fundamentais

63

Maria Cristina Borges da Silva

UTP

mariacrsbs@gmail.com

Educação é para a vida? Reflexões sobre a Sustentabilidade e Políticas Públicas na Educação

64

Maria José de Rezende

UEL

mjderezende@gmail.com

Os relatórios da UNESCO de monitoramento das metas Educação para todos e o desenvolvimento humano

   Horário: 14:00 – 16:00 h Local: Auditório Thomas Morus

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

65

Maria Selma Grosch; Neide de Melo Aguiar Silva

FURB

grosch@furb.br

A formação continuada de professores numa parceria da universidade e redes públicas de ensino: limites e possibilidades nas políticas de educação e justiça social

66

Miriam Sester Retorta

UFPR

msretorta@gmail.com

A odisséia de incluir os excluídos: o ensino de língua inglesa para cegos

67

Mércia Rodrigues Gonçalves Pinheiro

UESB

mercia.uesb@outlook.com

Leitura, educação e justiça social

68

Milena Teixeira Rosa

UEL

milena_tborba@yahoo.com.br

Leitura e formação de professores: da “decodificação” à “compreensão”

69

Milena Teixeira Rosa

UEL

milena_tborba@yahoo.com.br

O mestrado em educação como espaço e tempo de  formação docente: algumas reflexões

70

Milena Teixeira Rosa

UEL

milena_tborba@yahoo.com.br

Um olhar sobre a cultura e a cultura escolar: a história de outras histórias

71

Nilda Rodrigues de Souza; Claudinei Carlos  Spirandelli

UNESP- Araraquara

nilda-prof@hotmail.com

Indivíduo, sociedade, políticas de reconhecimento e de redistribuição: as ações afirmativas no campo educacional

72

Paulo Cesar Franco

UFSCar/Sorocaba.

pcfranco15@gmail.com

Oficina de fandango enquanto educação popular em comunidades afetadas pela Estacão Ecológica Jureia – Itatins/ Iguape/SP

73

Rafael Dal Moro; Ana Moser; Cloves Amorim

PUCPR

rafadigsys@hotmail.com

A relação professor-aluno e a emergência da dinâmica bullying em turmas de quinta e sexta-séries.

   Horário: 14:00 – 16:00 h Local:Sala de Projeção I

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

74

Regina Bergamaschi Bley

SEJU-PR

reginacb@seju.pr.gov.br

Gênero e Justiça Social: o papel do Estado na formulação e implementação de política de igualdade de gênero

75

Renata Lima Ludovico; Andreia de Jesus.

PUCPR

renataludovico@hotmail.com

Em busca de uma inclusão digital sustentável

76

Romulo Rother Gil

PUCPR

romulorother@hotmail.com

Descolonizar o saber, reinventar o poder: as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 como políticas públicas afirmativas de descolonização através da valorização histórica e cultural

77

Sandra Garcia Neves

UERJ

sandragarcianeves@bol.com.br

Bases da pedagogia freirena da educação para a justiça social.

78

Sandra Regina Gardacho Pietrobon

UNICENTRO

spietrobom@pucpr.br

A educação infantil como direito das crianças: garantia de atendimento?

79

Silvana Rodrigues de Souza Sato; Paulo Cesar de Carvalho Jacó

UFSC

sil.sato@uol.com.br

Beneficiários do dispositivo de seleção às vagas na Universidade Federal de Santa Catarina: representações a cerca do mérito e justiça escolar

80

Simone Eliza do Carmo Lessa

UERJ

elizasimone@gmail.com

A construção de programas de bolsas auxílio-permanência em escolas de ensino básico: bolsistas e cotistas no CAP/UERJ

81

Solange Toldo Soares

UNICENTRO

solangetsoares@gmail.com

Políticas para o ensino fundamental no Brasil: o paradoxo da equidade educacional como forma de erradicação das desigualdades sociais

82

Sonia Cristina Rado; Lindomar Wessler Boneti

PUCPR

belradoalves@hotmail.com

Tensão no espaço escolar: entre alunos, professores e gestores, em torno dos sentidos e significados do ensino médio noturno no Paraná

83

Stela Maris Britto Maziero; Geni Alberini

SEED/PR

stela_maziero@hotmail.com

   Novos desafios pedagógicos- o método      de pesquisa-ação no ambiente socioeducativo

   Horário: 14:00 – 16:00 h Local:Sala A-21 – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

84

Sueli Pereira Donato; Marciele Stiegler Ribas; Jociane Emídia Silva Genorasso

PUCPR

sueli.donato@gmail.com

Justiça social: representações de alunos do ensino médio

85

Talita Cristine Rugeri

PUCPR

talitarugeri@hotmail.com

A sociologia da educação no Brasil: da origem teórica à diversidade da produção acadêmica

86

Talita Nascimento

PUCPR

nascimento.talita@pucpr.br

A repressão da indisciplina na escola: a desumanização das relações a partir do discurso de educadores

87

Terry Kelly Leite Tadokoro

PUCPR

tklbrasil@hotmail.com

O desenvolvimento moral e a prática do bullying

88

Valquiria Elira Renk; Maria Helena Pinheiro Renk

PUCPR

valquiria.renk@pucpr.br

Educação e inclusão: aportes históricos e jurídicos

89

Vanusa Emilia Borges; Maria Cristina Borges da Silva

UTP

vanusaemilia@hotmail.com

Um olhar socioambiental e socioespacial sobre a educação nas escolas localizadas no campo no Município de Almirante Tamandaré

90

Vera Lúcia Lopes Cristovão; Antonio José Radi

UEL

veraluciacristovao@gmail.com

Práticas sociais em língua inglesa  face à vulnerabilidade: desafios à educação

91

Verônica de Souza Silva

UERJ

veronicasouzaesilva@gmail.com

Ações afirmativas: inclusão ou justiça social

92

Viviane Teresinha Zapelini ; Carmen Lucia Fornari Diez

UNIPLAC

vivi2212@bol.com.br

Reflexões sobre as práticas sociais que consolidaram as Associações e ou Conselhos de Pais e Professores das escolas públicas de Lages SC

93

Volnei Bispo Almeida

UMESP

volneisp@hotmail.com

O papel das creches conveniadas nas redes municipais de ensino: o caso de São Bernardo do Campo – SP

 

1.5.2     Tema 2 – Promoção e Pedagogia da Justiça Social Face às Desigualdades – 08/05

Horário: 8h30 – 10h30 Local: Auditório Tristão do Ataíde – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

25

Inaiê de Melo Bendlin; Cezar Bueno de Lima

PUCPR

nana-mb@hotmail.com

Características e desafios da aplicação da justiça restaurativa nas sociedades contemporâneas

26

Ivanilda Rocha dos Santos; Anderson De Carvalho Pereira

UESB

vaniviolista@hotmail.com

Formas de exclusão na/pela escola em uma perspectiva discursiva

27

Ivo José Both

UNINTER

ivo.b@grupouninter.com.br

Avaliação para a aprendizagem: quando a educação é ponto de equilíbrio nas desigualdades sociais

28

Izabella Barison Matos; Rafael Cerva Melo; Renata de Almeida Zieger

UFRGS

izabmatos@gmail.com

Cursos noturnos na saúde, acesso de novos sujeitos e práticas acadêmicas em universidade federal brasileira: O que é diferente? O que é novo? E o que permanece igual?

29

José Antunes de Souza Pomiecinski; Carmen Lucia Fornari Diez

UNIPLAC

fcjos@hotmail.com

Promoção social: a educação a distância na formação do professor contexto atual de qualidade, de necessidade e de opção.

30

Karina A. R. Fernandes C. de Moraes;Marta Matilde Luchesa; Valdete Oliveira Simonato

Professora

kar_aires@yahoo.com.br

Uma experiência metodológica para prevenção de risco social

31

Lucimar Rosa Dias; Andrea Barbosa de Andrade; Bárbara Fagundes Lima; Gleice kelli Oliveira Santos

UFPR; UFMGS

lucimar_dias@uol.com.br

Educando para a igualdade étnico-racial na educação infantil: uma experiência de formação

32

Lúcio Gomes Dantas; Elizabeth Tunes

UMBRASIL; UnB

lucio@marista.edu.br

A escola para pobres no contexto das desigualdades sociais

   Horário: 14:00 – 16:00 h Local: Auditório Tristão do Ataíde – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

33

Marcela Guedes

UNICURITIBA; UFPR

marcela_guedes@hotmail.com

Projeto valores e cidadania: um relato de experiência com as mães da creche da penitenciária feminina do Paraná

34

Maria Cristina Elias Esper Stival

UTP

crisbruna35@gmail.com

Educação em direitos humanos: debate necessário nas instituições de educação superior

35

Mariana Sant’Ana Miceli

UFSC

miceli.mariana@gmail.com

Trajetórias universitárias e classes populares

36

Milena Teixeira Rosa

UEL

milena_tborba@yahoo.com.br

Educação do campo & profissionalização: uma experiência em língua espanhola

37

Miriam Seter Retorta; Jadina Marzall Fontana; Silmara Estalk

UTFPR; SEED/PR

msretorta@gmail.com

Inclusão Social: uma questão de responsabilidades compartilhadas

38

Mirian Célia Castellain Guerbert; Reginaldo Rodrigues da Costa

PUCPR

reginaldo.costa@pucpr.br

Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos: uma análise das propostas de formação de professores

39

Regina Bergamaschi Bley

SEJU-PR

reginacb@seju.pr.gov.br

Educação e desigualdade social; a escola moderna: espaço de emancipação ou de reprodução das desigualdades sociais?

40

Regina Lúcia Cerqueira Dias

UFF

regcerdias@yahoo.com.br

Professoras da Educação Infantil e das séries iniciais e o reencontro com a formação escolar: reflexões a partir da análise de memoriais acadêmicos

   Horário: 14:00 – 16:00 h Local: Sala A-1 – Primeiro andar

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

41

Sidney Reinaldo da Silva

UTFPR

sidney.silva@ifpr.edu.br

Educação, democracia e reconhecimento: entre o justo e o bem

42

Silmara Aibes;  Bernadete Franco Grilo Machado; Gabriel Oliveira Santos

PUCPR

berfgm@hotmail.com

Práticas Educativas e Cidadania: a revitalização do Rio Belém

43

Sueder S. de Souza; Tatiana Duarte;

 Ingrid Benatto; Marlene França;  Murilo Jesus;

Hanne Turek;

Miriam Retorta

UTFPR

swedersouza@gmail.com

Ensino de Língua Inglesa para Cegos: Caminhos e Perspectivas dos Direitos de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

44

Taiene da Silva Cruz; Alana Dantas Silva

UESB

tay-tayene@hotmail.com

Evasão escolar: Reflexos da desigualdade social no contexto educativo

45

Tatiana Pires Escobar

UFSC

tatiana.escobar@hotmail.com

Justiça escolar e meritocracia: uma análise a partir do estudo do fracasso escolar nas escolas públicas

46

Tatiane Deurdes de Lima; Maria Cecília Marins de Oliveira

FACECLA

tati_lima08@hotmail.com

O jovem frente às desigualdades sociais

47

Valdir Borges

PUCPR

valdirb@hotmail.com

 Direitos humanos, educação e justiça social na era da globalização a partir de Paulo Freire

48

Vera Regina Roesler

UNIPLAC

vroesler2011@gmail.com

As metamorfoses no mundo do trabalho e da educação: a perspectiva de Robert Castel

49

Waldiselia Passos; Renata Meira Veras

UFBA

zeliaw@ufba.br

Humanização em Fisioterapia: uma proposta interdisciplinar

 

1.5.3     Tema 3 – Ação Pública e Novas Lutas Sociais – 08/05

Horário: 8h30 – 10h15 Local: Auditório Maria Montessori

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

14

Marcos Rogério dos Santos

UFSC

marcospiquiri@yahoo.com.br

Igualdade de acesso versus resultado: um olhar sobre aqueles que ainda permanecem na escola mesmo em situação de fracasso escolar

15

Maria Antônia de Souza

UEPG/UTP

masouza@uol.com.br

Educação do campo no Brasil: direitos, igualdade e legalidade em questão

16

Maria Carolina Mattar Diaz; Sandra Maria Mattar Diaz

PUCPR

maraia8@hotmail.com

Democracia virtual: como pensar os direitos humanos numa era digital

17

Sharon Varjão Will

UFF

sharon.will@gmail.com

A educação do medo. Mídia e produção de subjetividades

18

Silvia Maria Amorim Lima

UFPR

silvialima.as@gmail.com

Universidade Federal do Paraná e políticas afirmativas:  um estudo sobre a permanência de estudantes negros (as) na instituição.

19

Vera Lúcia Wunsch

PUCPR

veralw@onda.com.br

Educação em direitos humanos e o sujeito de direito: fundamentos, conquistas e desafios num contexto pós-moderno de desigualdades e injustiças sociais

1.5.4     Tema 4 – Estado e Práticas Inovadoras 08/05

Horário: 8h30 – 10h30 h Local: Auditório Sobral Pinto

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

21

Moacyr Salles Ramos

UFRRJ/PPGEDUC

mramos@id.uff.br

 

Limites e possibilidades do PRONATEC como ação governamental para ampliação do acesso à educação profissional: uma análise a partir da experiência do IFRJ

22

Oneide Campos Pojo

UFPA

oneidepojo@yahoo.com.br

A correção de fluxo em Benevides/PA:  desafios de in/exclusão no enfrentamento da defasagem idade-série

23

Paloma Govaski; Evelise Zampier da Silva; Samira Kauchakje

PUCPR

palomagovaski@hotmail.com

Convergência na América Latina de políticas de transferência monetária a partir dos anos de 1990.

24

Paulino Eidt; Anderson Luiz Tedesco

UNOESC

paulino.eidt@unoesc.edu.br

As novas formas de um ethos do mercado

25

Paulino Eidt; Aline Sartorel; Patrícia Follmann

UNOESC

paulino.eit@unoesc.edu.br

Os fatores extramuros e seus impactos no IDEB na Mesorregião Oeste de Santa Catarina

26

Roberto Domingues Souza; Donald Hugh de Barros Kerr Junior

PUCPR

robertosouza.mus@gmail.com

O ideal revolucionário na educação em tempos de guerrilha

27

Romilda Teodora Ens; Maria Lourdes Gisi; Ana Maria Eyng

PUCPR

romilda.ens@gmail.com

Práticas inovadoras e justiça social na educação básica no Brasil: contribuições do programa de desenvolvimento educacional (PDE-PR)

   Horário: 14:00 – 16:00 h Local: Auditório Sobral Pinto

AUTOR(ES)

INSTITUIÇÃO

E-MAIL

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

28

Sandra Maria Mattar Diaz

PUCPR

s.mattar@pucpr.br

PIBID – uma política pública para a formação de professores

29

Susana da Silva Pires de Liz; Elson Rogério Bastos Pereira; Maria de Lourdes Pinto de Almeida

UNIPLAC

  pires.susi@gmail.com

Políticas educacionais e educação superior: uma análise desta relação na sociedade hodierna

30

Thais Helena Freitas Fauvel;André Luís Mázaro; Gustavo Alexandre de Oliveira; Márcio Silva Andrade; Vagner Rosalem; Geraldo Sadoyama; Paulo Alexandre de Castro; Adriana S.P.Sadoyama

UFG

drisadoyama@gmail.com

Qualidade na Educação: uma reflexão do sistema educacional brasileiro na perspectiva de uma gestão da qualidade.

31

Thaís Maranhão; Izabella Barison Matos; Alcindo Antônio Ferla; Carlos Alberto Rodrigues Morrudo Filho.

UFRGS

maranhao.thais@gmail.com

Educação superior e práticas inovadoras: por que não podemos prescindir do VER-SUS na formação de coletivos produtores de saúde?

32

Vanessa Campos de Lara Jakimiu

PUCPR

vanessajakimiu.emi@gmail.com

Práticas inovadoras no ensino médio brasileiro: uma análise do programa ensino médio inovador

33

Viviane Aparecida Rios de Almeida; Elaine Cátia Falcade Mschio

Centro Universitário Internacional

vivianealrios@gmail.com

Inclusão digital, representação e apropriação: os professores diante do uso das novas tecnologias educacionais.

34

Wilson Maske

PUCPR

wilson.maske@uol.com.br

As Questões Regionais da América Latina na Política Externa do Governo Lula (2003-2011): buscando a Justiça Social